- Sputnik Brasil
Notícias do Brasil
Notícias sobre política, economia e sociedade do Brasil. Entrevistas e análises de especialistas sobre assuntos que importam ao país.

José Guimarães: Planalto quer acelerar Conselho de Ética e ação de impeachment

© Luis Macedo / Câmara dos Deputados / Acessar o banco de imagensDeputado José Guimarães (PT- Ceará)
Deputado José Guimarães (PT- Ceará) - Sputnik Brasil
Nos siga no
O líder do governo na Câmara afirmou que a ordem do Palácio do Planalto para a base aliada é imprimir ritmo acelerado à votação de matérias de ajuste fiscal, ao processo de impeachment da presidente Dilma Rousseff e às investigações no Conselho de Ética da quebra de decoro parlamentar de Eduardo Cunha.

Na manhã desta segunda, líder do governo na Câmara, deputado José Guimarães (CE) participou, no Palácio da Alvorada, da reunião semanal de coordenação política do governo. O encontro foi, comandado por Dilma, contou com a presença de oito ministros, entre os quais, alguns dos mais próximos à presidente da República, informou o jornal O Globo.

“Para o governo, votação, votação, votação. Ritmo acelerado para tudo, do Conselho de Ética, ao impeachment às matérias que estão tramitando. O Supremo vai decidir [sobre o processo de impeachment] e o que decidir está decidido”, disse Guimarães.

Ministro da Fazenda, Joaquim Levy - Sputnik Brasil
José Guimarães: Especulações agravam crise no Brasil; Joaquim Levy continua no Governo
Na próxima quarta (16), o Supremo se reúne para julgar uma ação do PCdoB que questiona o acolhimento por Eduardo Cunha do pedido de impeachment de Dilma. Na mesma sessão, os ministros devem discutir ainda se anulam ou não a eleição da chapa da oposição para a comissão especial que vai dar parecer pela continuidade ou não do processo.

Na visão do governo, a eleição foi irregular porque ocorreu por votação secreta. “O que o Supremo decidir caberá a nós cumprir. Criaram uma votação secreta com chapa avulsa. O Supremo foi acionado. Não é que ele está se metendo. Alguém acionou e cabe ao Supremo deliberar. Para mim, tinha que ser anulada [a eleição para a comissão especial]”, disse José Guimarães.

Perguntado se o governo vai continuar a defender que não haja recesso, para acelerar o processo de impeachment, o petista afirmou: "É uma decisão que cabe aos presidentes do Senado e da Câmara."

Câmara dos Deputados do Brasil - Sputnik Brasil
Notícias do Brasil
Conselho de Ética tem sessão suspensa; nova eleição para relator é marcada
Enquanto o Congresso aguarda a decisão do Supremo para prosseguir com o processo de impeachment de Dilma, o Conselho de Ética tem reunião marcada para esta terça (15) destinada à leitura do parecer do deputado Marcos Rogério (PDT-RO) sobre a continuidade ou não do processo que investiga Eduardo Cunha.

A expectativa é que a sessão seja tumultuada, como foram as últimas reuniões do Conselho de Ética. Aliados de Cunha prometem pedir a destituição do presidente do colegiado, José Carlos Araújo (PSD-BA), e defender que Fausto Pinato (PRB-SP), antigo relator do processo, seja impedido de votar no caso. Eles alegam que ambos anteciparam voto a favor da cassação do mandato do presidente da Câmara.

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала