De acordo com fontes militares em Vilnius, as negociações sobre a aquisição do sistema de mísseis superfície-ar NASAMS-2 (Norwegian Advanced Surface-to-Air Missile System), desenvolvido pela Companhia de Defesa Aeroespacial Kongsberg, da Noruega, em conjunto com a Raytheon dos EUA, já foram preliminarmente programadas para o ano que vem.
A possibilidade de o país báltico comprar o avançado sistema de defesa aérea surgiu no início deste mês depois que o Conselho Estatal de Defesa da Lituânia decidiu comprar, no valor de 400 milhões de euros, 88 veículos de combate de infantaria Boxer da Alemanha.
Este é o maior contrato de aquisição na área de defesa na história do país, mas ainda assim tornará possível economizar cerca de 100 milhões de euros, que agora serão usados para comprar os NASAMS-2, segundo informou a imprensa local.
Até o momento, não houve nenhuma confirmação oficial da informação, mas o ministro da Defesa Juozas Olekas disse que a Lituânia estava pronta para reforçar suas defesas aéreas.
O NASAMS-2 é um sistema de defesa antiaérea de médio alcance cuja principal arma é o míssil AIM-120 AMRAAM, capaz de abater alvos aéreos a 14 quilômetros de altura.