A N-Tech.Lab venceu o campeonato internacional de reconhecimento facial MegaFace Benchmark, organizado pela Universidade de Washington (universidade pública em Seattle, nos EUA).
O algoritmo criado pelos programadores russos conseguiu ultrapassar mais de 100 soluções apresentadas por outros participantes do concurso, inclusive o programa FaceNet, criada pela multinacional Google.
The Russian company N-Tech.Lab was the winner of the world championship of facial recognition MegaFace https://t.co/AblPJzD59N
— TagMeNot Project (@dontTag) 8 декабря 2015
A respetiva informação foi divulgada pelo site analítico What They Say About USA (O que dizem sobre os EUA) citando a mídia russa.
Os especialistas admitiram que o sistema proposto pelos russos, desenvolvido a partir de uma base de dados de mais de um milhão de fotos, é o mais preciso, porque a precisão atinge 73.3%.
O modelo norte-americano FaceNet ocupou o segundo lugar, e o algoritmo proposto por cientistas chineses da Universidade de Pequim – o terceiro.
N-tech.lab на Megaface: https://t.co/t2Bqkxoj7Q. Российский стартап обошёл Google в конкурсе по распознаванию лиц. pic.twitter.com/lDTTHmuwvu
— Гиктаймс (@GeekTimes_ru) 7 декабря 2015
As tecnologias em questão podem ser usadas pela polícia como parte dos sistemas de videovigilância para identificar potenciais suspeitos de crime ou para procurar criminosos da lista de procurados, divulgou o fundador da empresa russa Artem Kukharenko.
Kukharenko divulgou também que a nova tecnologia pode ser popular em postos de alfândega para identificar pessoas que, por quaisquer razões, são proibidas de entrar no país, podendo também ser utilizadas durante eventos culturais e esportivos.
Cabe mencionar mais um fato interessante – o campeonato foi financiado pelas empresas Google e Samsung.