A delegação francesa chega a Moscou nesta quinta-feira (17) para uma visita de dois dias. O Ministério das Relações Exteriores russo anunciou ontem que o chanceler Sergei Lavrov se reuniria com os parlamentares estrangeiros.
"O embaixador da Polônia em Paris deu-me a ideia de passar para você o pedido de que a Federação Russa entregue os escombros do avião, que caiu perto de Smolensk em abril de 2010, para a Polônia. Esta medida seria um gesto simbólico e seria lembrada", escreveu Nicolas Dhuicq, membro da comissão legislativa de Defesa da França, na carta a Lavrov.
Em 2011, o Comitê Interestadual de Aviação de Moscou publicou um relatório final sobre os resultados da investigação técnica sobre a catástrofe. O documento concluiu que a decisão da tripulação de não redirecionar o avião para um aeroporto alternativo foi a causa direta do acidente, e também destacou deficiências graves na forma como a tripulação da aeronave havia sido treinada, bem como na forma com que a preparação para o voo foi avaliada.