- Sputnik Brasil
Notícias do Brasil
Notícias sobre política, economia e sociedade do Brasil. Entrevistas e análises de especialistas sobre assuntos que importam ao país.

Brasil e Paraguai discutem acordo comercial para setor automotivo

REPORTAGEM BRASIL PARAGUAI
Nos siga no
Após estreitar relações para elevar as exportações no setor automotivo com a Colômbia e com o Uruguai, o que resultou na assinatura de um acordo de livre comércio no setor, o Ministro Armando Monteiro anunciou que Brasil e Paraguai também iniciaram conversações para um acordo no setor automotivo.

Tabaré Vázquez e Dilma Rousseff em 21 de maio de 2015, no Planalto. - Sputnik Brasil
Notícias do Brasil
Opinião: Acordos bilaterais são alternativa para a retomada da economia brasileira
O anúncio das conversas com o Paraguai foi feito durante a 49.ª Cúpula do Mercosul, em Assunção, em entrevista coletiva do ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior. Armando Monteiro explicou, então, que o Paraguai é o único país do bloco sul-americano com o qual o Brasil ainda não tem um acordo neste setor.

A expectativa, segundo o ministro, é de que a parceria esteja concluída ainda no primeiro trimestre de 2016, adotando um processo gradual de flexibilização do comércio.

“Embora considerando que o mercado automotivo paraguaio tem peculiaridades, há uma claríssima possibilidade de que venhamos num espaço curto de tempo a concluir esse acordo”, afirmou o ministro. “Naturalmente, o acordo precisa levar em conta alguns aspectos do mercado automotivo, e aí ele vai precisar ter flexibilidade e gradualidade para que se possa tornar viável esse entendimento.”

Para Armando Monteiro, o acordo com o Paraguai será muito promissor para ambos os países, principalmente porque o Paraguai também vai poder produzir peças no setor automotivo.

“O acordo também possibilita ao Paraguai a perspectiva de poder produzir bens nessa área, como autopeças, e isso vai criar uma dinâmica nova para o próprio processo de integração produtiva do Brasil com o Paraguai.”

De acordo com o Governo paraguaio, o país exporta para o Brasil anualmente cerca de US$ 100 milhões em autopeças.

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала