O ministro-chefe da Casa Civil, Jaques Wagner, informou que a presidente já marcou reuniões entre o Natal e o Ano Novo com a equipe econômica para avaliar propostas que levem à recuperação da credibilidade política do Governo.
“Eu creio que a presidente, logo após o Natal, já nos dias 28, 29 e 30, estará trabalhando”, disse Jaques Wagner. “Creio que ela vai fazer a reunião da equipe econômica com os ministros da Casa, e deve estar maturando propostas estruturantes importantes, que serão apresentadas ao Congresso Nacional. Uma delas, já se falou, é a reforma da Previdência; outra é a desburocratização do nosso sistema tributário; e as questões da livre negociação entre empresários e trabalhadores.”
Ainda de acordo com Jaques Wagner, com a chegada dos novos ministros da Fazenda, Nélson Barbosa, e do Planejamento, Valdir Simão, a equipe econômica do Governo está mais equilibrada. “Eu diria que é uma equipe mais harmoniosa. Vai continuar tendo, evidentemente, contraponto, porque o contraponto não é interno, o contraponto é da rua.”
Jaques Wagner destacou ainda que o Governo vai se concentrar para aprovar no Congresso a Medida Provisória da Leniência, publicada no dia 18. Ela permite ao Ministério Público firmar acordos com empresas privadas acusadas de corrupção e dar a elas o direito de continuar participando de contratos com a administração pública caso cumpram penalidades e demais condições legais. Apesar de a medida já estar valendo, para virar lei ainda precisa passar por votação no Congresso.