“Como vocês sabem, estamos recebendo a ‘a todo vapor’ os sistemas S-400. Um complexo deste armamento já está na Síria e logo colocou ordem nos céus. Além de defender o nosso espaço aéreo, o sistema também garante a segurança dos nossos pilotos no território da Síria”, disse Bondarev neste domingo à emissora Rossiya 24.
Desde 30 de setembro, a Rússia, por solicitação do presidente Bashar Assad, iniciou ataques aéreos pontuais na Síria às instalações do Daesh (também conhecido como Estado Islâmico). Nos últimos meses, as Forças Aeroespaciais da Rússia, com apoio dos navios da frota do Cáspio e do submarino Rostov-na-Donu, localizada no Mar Negro, destruíram centenas de militantes e milhares de instalações dos terroristas.
A Rússia instalou os sistemas de defesa aérea S-400 na base síria de Hmeymim. O armamento chegou ao local no dia 8 de dezembro transportado por avião. Os complexos de mísseis foram implantados na Síria depois que um F-16 turco abateu um Su-24 russo. Ancara alegou que a aeronave derrubada havia invadido o território da Turquia, mas as autoridades de Damasco e de Moscou garantiram que o bombardeiro jamais ultrapassou a fronteira.