"As bombas explodiram nos restaurantes Gabriel e Miami. Depois a primeira, tirámos fora nada menos de dez corpos e 18 feridos. Não sabemos ainda o que está acontecendo no segundo restaurante, mas existem dezenas das vítimas", disse a fonte, acrescentando que "uma explosão ocorreu em mais um restaurante", perto do local das duas primeiras explosões.
Atualmente, não há informações sobre vítimas da terceira explosão.
De acordo com o canal televisivo al-Mayadeen, mais um dispositivo explosivo foi encontrado não muito longe do local das explosões.
A mídia local relata que os ataques foram realizados por homens-bomba.
14 Assyrians confirmed dead so far in Qamishli, Syria after three blasts hit the restaurants in the Assyrian town pic.twitter.com/tf4TOwCIMR
— Afram Yakoub (@AframYakoub) 31 декабря 2015
A existência dos cristãos assírios continua em perigo na Síria, onde o Daesh, grupo terrorista também conhecido como “Estado Islâmico”, tem sido ativo.
No final de fevereiro, os militantes do Daesh tomaram o controle de mais de 33 aldeias cristãs no nordeste sírio, na província de al-Hasakah, destruindo igrejas antigas e sequestrando centenas de assírios. Alguns deles foram libertados em troca de pagamentos de resgate.
O grupo terrorista ocupou vastas áreas na Síria e no Iraque e se tornou notório por suas graves violações dos direitos humanos, tais como decapitações públicas. O grupo, proibido em uma série de países, incluindo a Rússia, forçou milhares de pessoas, principalmente as minorias religiosas, a fugir de suas casas.