Daesh ataca porto petrolífero estratégico na Líbia

© REUTERS / StringerBombeiros tentam apagar um incêndio em um tanque de petróleo no porto de Es Sider, na Líbia, em 26 de dezembro de 2014
Bombeiros tentam apagar um incêndio em um tanque de petróleo no porto de Es Sider, na Líbia, em 26 de dezembro de 2014 - Sputnik Brasil
Nos siga no
Militantes armados do Daesh (autodenominado Estado Islâmico) supostamente atacaram o porto petrolífero de Es Sider na Líbia, atualmente controlado pela facção governamental internacionalmente reconhecida da guerra civil no país.

Su-34 bomber jet - Sputnik Brasil
Líbia considera pedir à Rússia que realize ataques aéreos contra o Daesh
Segundo testemunhas e fontes militares ouvidas pela agência de notícias Reuters, os jihadistas atacaram os guardas no porto nesta segunda-feira (4).

Es Sider, que está sob o controle do governo internacionalmente reconhecido da Líbia, está fechado há mais de um ano, como resultado da mais recente guerra civil entre as facções seculares e islâmicas do país. Em 2015, o Daesh capturou alguns territórios ao redor da cidade costeira de Sirte, mas ainda não conseguiu obter controle sobre instalações petrolíferas na Líbia.

"Es Sider é protegido pela Guarda de Instalações Petrolíferas Ibrahim al-Jathran, uma facção armada federalista", informou a Reuters.

Manifestantes queimam retratos de Muammar Khaddafi em Benghazi - Sputnik Brasil
Assassinato de Khaddafi pela OTAN transforma Líbia em novo reduto do Daesh
O Daesh começou a ganhar terreno na Líbia em meio à guerra civil deflagrada no país após a destituição do então presidente Muammar Khaddafi, em 2011, em uma operação internacional assistida pela OTAN.

O grupo terrorista já havia atacado o porto de Es Sider em outubro, quando entrou em confronto com as forças que protegem o terminal em um de seus portões.

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала