Analistas acreditam que qualquer tensão religiosa nesta situação pode influenciar o curso dos acontecimentos, causando possíveis atrasos na oferta de petróleo.
“O petróleo começou o ano em recuperação, com os mercados asiáticos reagindo a receios de que as tensões geopolíticas no Oriente Médio possam ameaçar o fornecimento de petróleo”, disse Bernard Aw, da IG Markets de Singapura.
Já o chefe de pesquisa de mercados de commodities Nomura Holdings, Gordon Kwan, afirmou que "no curto prazo, a tensão crescente terá um efeito positivo sobre os preços do petróleo, mas o mercado precisa de uma restauração real do equilíbrio da oferta e da procura para recuperação sustentável e de longo prazo".
As relações entre o Irã e a Arábia Saudita deterioraram após a execução do clérigo xiita Sheikh Nimr al-Nimr na Arábia Saudita, um crítico da monarquia saudita, juntamente com outras 46 pessoas condenadas por terrorismo.
A Arábia Saudita rompeu os laços com o Irã no domingo, respondendo aos ataques contra as suas missões diplomáticas nas duas cidades mais populosas iranianas: Teerã e Mashhad.