Elbio Rosselli, presidente do Conselho de Segurança, disse em entervista coletiva que os membros da ONU "expressaram anteriormente sua determinação de adotar outras medidas significativas no caso de outro teste nuclear da RPDC [Coreia do Norte]".
"Em linha com este compromisso e com a gravidade desta violação, os membros do Conselho de Segurança começarão a trabalhar imediatamente sobre essas medidas em uma nova resolução do Conselho de Segurança", disse ele, acrescentando que o teste foi "uma clara violação das resoluções do Conselho de Segurança".
O secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, qualificou as declarações da Coreia do Norte — que, no início do dia, anunciou ter feito um teste bem-sucedido de uma bomba de hidrogênio — como "profundamente preocupantes" e "profundamente desestabilizadoras para a segurança regional".
"Este teste mais uma vez viola numerosas resoluções do Conselho de Segurança (…). É também uma grave violação da norma internacional contra os testes nucleares", disse ele.