A criação de equipamento de terceira geração, também conhecido como “soldado do futuro”, entrou na fase final, segundo divulgou o comandante das Forças Terrestres da Rússia, Oleg Salyukov.
De acordo com ele, em 2015 mais de 80.000 soldados russos foram equipados com o Ratnik 2.
"Nós já começamos a trabalhar na criação da terceira geração do equipamento [Ratnik] que vai superar os seus análogos estrangeiros, de acordo com o desenvolvimento previsto até 2025", disse.
O equipamento consiste de mais de 40 componentes, incluindo armas de fogo, proteção corporal e dispositivos de ótica, comunicação e navegação, bem como sistemas de suporte de vida e alimentação.
Ratnik New future soldier russian soldier individual gear equipement sys… https://t.co/eTNhKI1EOb @YouTubeさんから 通訳の人ポケットに手入れんなw
— 大芝鉄蔵 (@Diesirae41) 26 декабря 2015
O Ratnik 2 aumenta significativamente a eficiência de combate do soldado e capacidade de sobrevivência, até porque é mais leve; com 20 quilos, pesa apenas metade da sua versão anterior.
Atualmente, engenheiros militares russos estão desenvolvendo dispositivos de combate para que um soldado possa atuar como parte de um único sistema.
Em 2015 e 2016, as Forças Armadas russas planejam comprar até 100 mil unidades de equipamento Ratnik que, em tradução livre, significa "guerreiro".