Exclusive footage: Besieged #Madaya suffering from starvation, expecting humanitarian aid https://t.co/JFdGfqs7Js pic.twitter.com/1TAZGNYGkw
— RT (@RT_com) 11 janeiro 2016
Na quinta-feira (7), a ONU disse que estava se preparando para levar ajuda humanitária ao país após Damasco ter aprovado o acesso da organização a três cidades sírias, Foah, Kafraya e Madaya. No domingo (10), uma fonte informada disse à Sputnik que Damasco e grupos de oposição operantes no país chegaram a um consenso para permitir a passagem da ajuda humanitária para as cidades sitiadas.
"Um comboio com ajuda humanitária chegou às cidades sitiadas de Foah e Kafraya, perto de Idlib, ocupadas por militantes armados. Um segundo comboio começou a se mover em direção à cidade de Madaya", disse a fonte.
Comboio conjunto com @SYRedCrescent @UN s #Madaya, Foua e Kefraya inclui comida, remédios e cobertores. #Síria pic.twitter.com/St2obUgnCH
— CICV (@CICV_pt) 11 janeiro 2016
Em dezembro, o Conselho de Segurança da ONU aprovou por unanimidade uma resolução que define um processo de paz para a Síria. A resolução apoia um cessar-fogo e apela a todas as partes do conflito a permitir que as agências humanitárias possam levar ajuda aos necessitados.