Exclusivo: Moscou considera atual retomar conversações do sexteto sobre Coreia do Norte

© AFP 2023 / JUNG YEON-JECidadão sul-coreano participa do protesto contra testes nucleares da Coreia do Norte, 7 de janeio de 2016
Cidadão sul-coreano participa do protesto contra testes nucleares da Coreia do Norte, 7 de janeio de 2016 - Sputnik Brasil
Nos siga no
Uma fonte ligada ao ministério das Relações Exteriores da Rússia informou a Sputnik que Moscou considera bastante atual a perspectiva do reinício das conversações em formato de sexteto sobre a questão nuclear da Coreia do Norte.

"Consideramos atual a retomada das conversações em formato de sexteto (com participação da Rússia, China, Coreia do Norte, Coreia do Sul, do Japão e dos EUA), já que, de uma forma ou de outra, não existiam tamanhos excessos enquanto as conversações estavam em curso. Os problemas começaram quando elas [conversações] foram interrompidas" – disse o porta-voz da chancelaria russa.

A fonte destacou que as conversações foram interrompidas em 2008 e disse que os lados envolvidos "precisam abster-se de quaisquer ações que agravem a situação".

Porta-aviões USS Ronald Reagan, da Marinha dos Estados Unidos - Sputnik Brasil
Mídia: EUA podem enviar porta-aviões nuclear para a Coreia do Sul
Em 6 de janeiro, a Coreia do Norte anunciou ter realizado o primeiro teste de uma bomba de hidrogênio. A comunidade internacional, inclusive as potências nucleares, condenaram as ações de Pyongyang, tendo expressado a sua preocupação sobre um provável agravamento da situação na região. Um leque de especialistas internacionais duvidou de que a Coreia do Norte tenha de fato testado uma bomba de hidrogênio.

No domingo (10), os EUA instalaram o bombardeiro estratégico B-52 na base aérea sul-coreana de Osan, que fica a 72 km da fronteira com a Coreia do Norte. Além disso, Washington estuda a possibilidade de enviar à costa coreana o seu porta-aviões nuclear Ronald Reagan. Em resposta a isso, Pyongyang ameaçou fazer uso de armas nucleares em caso de ameaça ao seu território.

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала