A cidade russa de Krasnoyarsk, localizada em plena Sibéria, é famosa por suas baixas temperaturas e, como não é de se espantar, é também sede de um impressionante clube de amantes de mergulho no gelo. O clube se chama Criófilo e reúne pessoas de todas as idades e profissões em torno da paixão de se banhar em águas extremamente geladas.
Todas as fotos foram tiradas em novembro e dezembro de 2015.
© REUTERS / Ilya Naymushin Nikolai Bocharov, 77, caçador amador e membro do clube de mergulho no gelo Criófilo, passeia com seu cachorro Laika nos arredores da cidade russa de Krasnoyarsk.
Nikolai Bocharov, 77, caçador amador e membro do clube de mergulho no gelo Criófilo, passeia com seu cachorro Laika nos arredores da cidade russa de Krasnoyarsk.
© REUTERS / Ilya NaymushinMikhail Shakov, 23, membro do clube Criófilo, diz que a prática de mergulho no gelo o ajuda de esquecer dos problemas do dia a dia.
Mikhail Shakov, 23, membro do clube Criófilo, diz que a prática de mergulho no gelo o ajuda de esquecer dos problemas do dia a dia.
© REUTERS / Ilya NaymushinMikhail Sashko, presidente e um dos criadores do clube de mergulho no gelo Criófilo celebra aniversário de 68 anos à beira do rio Yenisei, na cidade siberiana russa de Krasnoyarsk.
Mikhail Sashko, presidente e um dos criadores do clube de mergulho no gelo Criófilo celebra aniversário de 68 anos à beira do rio Yenisei, na cidade siberiana russa de Krasnoyarsk.
© REUTERS / Ilya NaymushinMikhail Shakov, 23, mergulha na água gelada do rio Yenisei, na Sibéria. A temperatura do ar no momento do mergulho bate 27 graus negativos.
Mikhail Shakov, 23, mergulha na água gelada do rio Yenisei, na Sibéria. A temperatura do ar no momento do mergulho bate 27 graus negativos.
© REUTERS / Ilya NaymushinLiza Broverman, 6, e sua irmã Yulia Klimenkova, 16, brincam na neve antes de nadar nas águas geladas do rio Yenisei, na Sibéria, enquanto os termômetros registram 16 graus negativos.
Liza Broverman, 6, e sua irmã Yulia Klimenkova, 16, brincam na neve antes de nadar nas águas geladas do rio Yenisei, na Sibéria, enquanto os termômetros registram 16 graus negativos.
© REUTERS / Ilya NaymushinCriança de 6 anos de idade recebe um banho de balde com água gelada durante uma apresentação do clube de mergulho no gelo Criófilo.
Criança de 6 anos de idade recebe um banho de balde com água gelada durante uma apresentação do clube de mergulho no gelo Criófilo.
© REUTERS / Ilya NaymushinCom temperatura do ar a 27 graus negativos, Nikolai Bocharov, 77, membro do clube de mergulho no gelo Criófilo, esfrega neve em sua pele após mergulhar nas águas geladas do rio Yenisei, na cidade russa de Krasnoyarsk, na Sibéria.
Com temperatura do ar a 27 graus negativos, Nikolai Bocharov, 77, membro do clube de mergulho no gelo Criófilo, esfrega neve em sua pele após mergulhar nas águas geladas do rio Yenisei, na cidade russa de Krasnoyarsk, na Sibéria.
© REUTERS / Ilya NaymushinLiza Broverman, 6, e sua irmã Yulia Klimenkova, 16, mergulham nas águas geladas do rio Yenisei, próximo à cidade siberiana de Krasnoyarsk, na Russia.
Liza Broverman, 6, e sua irmã Yulia Klimenkova, 16, mergulham nas águas geladas do rio Yenisei, próximo à cidade siberiana de Krasnoyarsk, na Russia.
© REUTERS / Ilya NaymushinSede do clube de mergulho no gelo Criófilo, às margens do rio Yenisei, na Sibéria.
Sede do clube de mergulho no gelo Criófilo, às margens do rio Yenisei, na Sibéria.
© REUTERS / Ilya NaymushinMembros do clube de mergulho no gelo Criófilo.
Membros do clube de mergulho no gelo Criófilo.
© REUTERS / Ilya Naymushin Nastya Usachyova, 9, e sua mãe Natalia, 39, membros do clube de mergulho no gelo Cryophile, fazem exercícios de aquecimento antes de nadar no rio Yenisei, na cidade siberiana de Krasnoyarsk, na Rússia. No momento do mergulho a temperatura do ar era de menos 24 graus Celsius.
Nastya Usachyova, 9, e sua mãe Natalia, 39, membros do clube de mergulho no gelo Cryophile, fazem exercícios de aquecimento antes de nadar no rio Yenisei, na cidade siberiana de Krasnoyarsk, na Rússia. No momento do mergulho a temperatura do ar era de menos 24 graus Celsius.
© REUTERS / Ilya Naymushin Mikhail Sashko, presidente e um dos criadores do clube de mergulho no gelo Criófilo, realiza uma apresentação nos arredores da cidade siberiana de Krasnoyarsk, na Russia.
Mikhail Sashko, presidente e um dos criadores do clube de mergulho no gelo Criófilo, realiza uma apresentação nos arredores da cidade siberiana de Krasnoyarsk, na Russia.
© REUTERS / Ilya NaymushinJovens membro do clube de mergulho no gelo Criófilo brincam nas margens do rio Yenisei, na cidade siberiana de Krasnoyarsk, na Rússia.
Jovens membro do clube de mergulho no gelo Criófilo brincam nas margens do rio Yenisei, na cidade siberiana de Krasnoyarsk, na Rússia.
© REUTERS / Ilya NaymushinMembros do clube de mergulho no gelo Criófilo mergulham no rio Yenisei, na cidade siberiana de Krasnoyarsk, na Rússia.
Membros do clube de mergulho no gelo Criófilo mergulham no rio Yenisei, na cidade siberiana de Krasnoyarsk, na Rússia.
© REUTERS / Ilya NaymushinMembros do Criófilo se reúnem dentro de uma cabana de madeira que funciona como a sede do clube de mergulho no gelo, às margens do rio Yenisei, na Sibéria.
Membros do Criófilo se reúnem dentro de uma cabana de madeira que funciona como a sede do clube de mergulho no gelo, às margens do rio Yenisei, na Sibéria.