Mas há cinco guerras mais catastróficas que foram provocadas ou aquecidas pelo desejo de adquirir recursos energéticos, petróleo em primeiro lugar.
A The National Interest sugeriu a lista enumerando estas guerras, que apresentamos abaixo.
Japão – Guerra no Pacífico
Os primeiros dois lugares na lista são ocupados por conflitos da época da Segunda Guerra Mundial. Um deles é o conflito no Japão, porque em agosto de 1941 os EUA e a Europa introduziram embargo ao fornecimento de petróleo em relação com a política agressiva em relação à China e a ocupação da Indochina francesa.
Na opinião do autor do artigo, este foi um dos catalizadores para a agressão do Japão no Pacífico, no Extremo Oriente e no Sudeste da Ásia, embora seja claro que havia também razões diferentes que levaram o Japão à participação na Segunda Guerra Mundial.
Alemanha e batalha por Stalingrad
Hitler tinha obsessão séria com ideia de possuir de petróleo e foi ele que reclamava dizendo: "os meus generais sabem nada sobre aspetos econômicos de uma guerra."
Mas a tentativa da Alemanha nazista de conquistar a União Soviética e tomar posse dos recursos naturais grandes deste território numa campanha de blitzkrieg falhou e como resultado o exército de Hitler se separou entre duas ideias diferentes. A primeira foi entre o desejo de tomar Stalingrad ou o petróleo de Cáucaso.
O resultado já é geralmente sabido – nenhuma dos sonhos do ditador nazista se realizou.
Guerra do Irã e Iraque
Esta guerra, que foi realizada entre os anos 1980 e 1988, levou ambos os países à desmoralização e ao enfraquecimento.
O Iraque começou a guerra ao atacar instalações iranianas envolvidas no negócio de petróleo e navios comerciais. O Irã retaliou por atacar tribunais iraquianos e campos e minas marítimas de petróleo, além de colocar minas no Golfo Pérsico.
A invasão do Iraque ao Kuwait
Este conflito aconteceu em 1991 e uma das razões, de acordo com a publicação, foi a intensão de Bagdá de tomar controle das jazidas petrolíferas do Kuwait. Por estes acontecimentos as relações do Iraque e os EUA deterioraram-se também e os Estados Unidos começaram a operação Tempestade no Deserto que destruiu o exército iraquiano.
Agressão dos EUA no Iraque
Tudo que aconteceu depois do conflito acima mencionado tinha também ligações com o petróleo e levou ao atentado notório de 9/11.
O artigo argumenta esta opinião pelo fato que é difícil crer que os EUA reagiriam de mesma forma, caso, por exemplo, Nigéria atacou os Camarões.