Alemanha não apoia o plano de Poroshenko de mudar o formato 'Normandia'

© AP Photo / Alexander ZemlianichenkoQuarteto da Normandia: Vladimir Putin, Angela Merkel, Francois Hollande, e Pyotr Poroshenko.
Quarteto da Normandia: Vladimir Putin, Angela Merkel, Francois Hollande, e Pyotr Poroshenko. - Sputnik Brasil
Nos siga no
O porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da Alemanha, Martin Schaefer, declarou que a resolução da crise ucraniana deve continuar seguindo o formato “Normandia”, ao invés de passar para um novo modelo.

Manifestação a favor de integração europeia em Kiev, Ucrânia - Sputnik Brasil
‘Cortina de papel entre a Ucrânia e a UE vai cair no próximo ano’ - Poroshenko
“Temos a impressão de que é preciso continuar o trabalho no formado ‘Normandia’”, disse Martin Schaefer nesta sexta-feira (15). Ao mesmo tempo, ele não soube dizer uma data para a próxima reunião do grupo. 

Anteriormente, o presidente ucraniano, Pyotr Porosheno, havia declarado que a Ucrânia planejava criar um mecanismo internacional no formato “Genebra +” para a resolução da crise na região de Donbass, no leste do país. Este formato prevê a participação de representantes dos Estados Unidos e da União Europeia nas negociações. 

Atualmente, as principais negociações sobre a resolução do conflito ocorrem no formato do chamado “quarteto Normandia”, formado após o encontro na Normandia em meados de 2014 para comemorar o 70º aniversário do desembarque das tropas aliadas na Segunda Guerra Mundial. Fazem parte deste grupo a Rússia, Alemanha, França e Ucrânia. 

Ainda em 2014, em Genebra, foram realizadas negociações sobre a situação na Ucrânia, nas quais fizeram parte representantes da Rússia, EUA, Ucrânia e União Europeia.  

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала