Conselho OTAN-Rússia pode renascer, diz ministro alemão

© AP PhotoGerman Foreign Minister Frank-Walter Steinmeier
German Foreign Minister Frank-Walter Steinmeier - Sputnik Brasil
Nos siga no
O ministro de Relações Exteriores da Alemanha, Frank-Walter Steinmeier, afirmou ao Frankfurter Allgemeine Zeitung que tanto o Ocidente quanto a Rússia estão interessados no ressurgimento de tal formato de negociações.

German soldiers stand to attention in front of a German Patriot missile launcher at the Gazi barracks in Kahramanmaras, southern Turkey on March 25, 2014 - Sputnik Brasil
Aliados da OTAN darão ajuda antiaérea à Turquia
O político ressaltou esperar um rápido estabelecimento do Conselho OTAN-Rússia.

“Acredito que em algum tempo poderemos propor o retorno das conversas em Bruxelas em nível de embaixadores”, disse ao jornal. “Putin também demonstrou interesse no retorno dos formatos de discussão institucionalizada com o Ocidente”, completou.

Steinmeier afirmou ainda que já tentou promover a ideia de reiniciar o Conselho OTAN-Rússia. Apesar de “alguns descontentes”, ele afirmou que conseguiu “mais apoio do que esperava”.

Os trabalhos do Conselho OTAN-Rússia foram quase todos suspensos quando ministros de Ralações Exteriores da OTAN emitiram um comunicado em abril de 2014 condenando a reunificação da Crimeia à Rússia.

Durante a entrevista, Steinmeier fez uma avaliação pessimista da situação na União Europeia, apontando que é preciso um comprometimento com a Grã-Bretanha, já que Londres planeja deixar a UE.

O ministro alemão disse ainda que fará uma visita a Varsóvia na próxima semana “para eliminar a confusão nas relações entre Alemanha e Polônia.” Steinmeier planeja discutir assuntos como as dificuldades com a Corte Constitucional e a política em relação à imprensa.

“É importante evitar a alienação e a instrumentalização mútua da história”, concluiu.

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала