O secretário de Estado americano, John Kerry, confirmou que os EUA retiraram as sanções contra o Irã. O presidente dos EUA, Barack Obama, assinou uma ordem executiva revogando as sanções.
“Eu, Barack Obama, predidente dos Estados Unidos da América, determinei que a implementação do Irã das medidas nucleares especificadas no… Plano de Ação Conjunto de 14 de julho de 2015… marca uma mudança fundamental nas circunstâncias que dizem respeito ao programa nuclear do Irã,”
A declaração vem após a Agência Internacional de Energia Atômica (IAEA, na sigla em inglês) confirmar que o Irã cumpriu inteiramente com suas obrigações acordadas com o grupo P5+1.
A chefe de política externa da União Europeia, Federica Mogherini, afirmou que a UE a os EUA haviam emitido guias para a suspensão das sanções contra o Irã. Ela também apontou que a União Europeia saúda o início da implementação do Plano de Ação Conjunto.
#IAEA Director General w/ Javad Zarif, @JZarif & Federica Mogherini, @FedericaMog at HQ #JCOPA #ImplementationDay pic.twitter.com/Man5rWDFxt
— IAEA (@iaeaorg) January 16, 2016