As autoridades delianas sugeriram que os carros com matrículas que terminam em números pares podiam circular nos dias pares e os com matrículas que terminam em números ímpares, podiam circular em dias ímpares.
Em certo sentido, a medida excede a brasileira, já que em São Paulo, o rodízio só vale nos dias laborais, ficando o sábado e o domingo livres para o trânsito. E São Paulo é uma cidade bem conhecida por sua lentidão.
Conforme os dados oficiais, a experiência trouxe resultados positivos antes do fim das duas semanas previstas: a poluição chegou a ser reduzida para metade. Contudo, esses dados são questionados pela agência de notícias AFP, que disse, na sexta-feira, que a poluição permanece a um nível muito alto.
A iniciativa prevê também a restrição de compra de automóveis a diesel com motores superiores a 2.000 centímetros cúbicos.
No momento, a experiência está terminada. Mas as autoridades estão estudando a possibilidade de implementação do projeto de forma permanente.
O projeto pode até ser expandido, com a introdução de um corredor especial para ônibus na cidade. Isso já funciona também em São Paulo, além de outras cidades do Brasil.
A partir de fevereiro, Nova Deli terá também uma campanha contra a utilização de carros com mais de 15 anos.