Chanceler iraniano alerta: Rússia e Irã têm perspectivas ilimitadas de cooperação

© REUTERS / Mikhail Klimentyev/KremlinPresidente Vladimir Putin da Rússia (R) se reúne com presidente do Irã, Hassan Rohani, à margem da Assembleia Geral das Nações Unidas, em Nova York, 28 de setembro de 2015
Presidente Vladimir Putin da Rússia (R) se reúne com presidente do Irã, Hassan Rohani, à margem da Assembleia Geral das Nações Unidas, em Nova York, 28 de setembro de 2015 - Sputnik Brasil
Nos siga no
Para conhecer as novas perspectivas das futuras relações econômicas entre Rússia e Irã, a agência russa Rossiya Segodnya conversou com o ministro das Relações Exteriores da república islâmica, Mohammad Javad Zarif. A entrevista aconteceu às margens do Fórum Econômico de Davos.

Líderes da Organização de Cooperação de Xangai  (SCO) - Sputnik Brasil
Rússia apoia o pleno ingresso do Irã na SCO
Zarif ressaltou que Rússia e Irã gozam de relações especialmente boas, em parte, por Moscou não ter abandonado Teerã durante no período das sanções. Nas suas palavras, a Rússia ocupou posições estratégicas no Irã para expandir a cooperação econômica entre os dois países em muitos setores, com destaque na área da indústria nuclear.

O ministro destacou que russos já construíram uma usina de energia nuclear em Bushehr e, em breve, deverão começar a construir uma segunda. Além disso, existem projetos ligados a construção de ferrovias, grandes perspectivas de comércio nas áreas de agricultura e produtos alimentícios, cooperações técnico-militares, diálogo político, relações diplomáticas, e muito mais.

“E também na área de petróleo. As possibilidades da nossa futura interações são ilimitadas. Cooperação financeira, setor bancário – são possíveis direções de cooperação com os russos. (…) O presidente da Rússia Vladimir Putin visitou o Irã, e foi uma visita muito bem sucedida. Nós fechamos muitos acordos importantes com a Rússia e estamos trabalhando na sua realização. Portanto, vejo grandes perspectivas para o futuro dos laços econômicos russo-turcos” – disse Zarif.

Bandeiras do Irã e da União Europeia. - Sputnik Brasil
Irã declara prontidão para cooperar em projetos globais
No último sábado (16) o Conselho de Segurança da ONU, os EUA e a União Europeia levantaram todas as sanções que haviam sido impostas ao Irã por causa de seu programa nuclear. O retorno do país à arena internacional abre enormes perspectivas para cooperações internacionais e preocupa o mercado internacional com possíveis novas desvalorizações da commodity.


Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала