“A maior parte dos aviões militares da nossa Força Aérea foi feita na Rússia. As armas russas são melhores em combate. A Rússia desempenhou um grande papel em ajudar-nos e fornecer-nos armas e equipamentos, contribuindo de forma significativa para a luta contra o Daesh”, disse Obeidi.
Moscou e Bagdá desenvolveram uma cooperação estreita na área técnico-militar. Entre os equipamentos que a Rússia fortalece para as Forças Armadas iraquianas estão caças e helicópteros de combate.
Em outubro do ano passado, a Força Aérea do Iraque usou pela primeira vez caças Su-30 produzidos na Rússia na missão contra o Daesh na província de Salah al-Din.
“Agora o Daesh controla somente 16% do território do Iraque, enquanto pouco tempo atrás ocupava 40%. Há algum tempo, liberámos Ramadi. A batalha por Mosul ainda está pela frente neste ano. Esta batalha será decisiva na luta contra o Daesh e acontecerá mais cedo do que os terroristas pensam”.
No início de Janeiro, o exército iraquiano liberou completamente a área de Tal Kasiba, a leste da cidade de Tikrit, dos terroristas do Daesh.