"A Rússia representa o único papel na terra… que é, literalmente, uma ameaça existencial para os Estados Unidos", disse Milley aos participantes de um encontro da Associação do Instituto de Guerra Terrestre do Exército dos EUA na quinta-feira (22).
Na visão de Milley, a Rússia é perigosa devido às suas capacidades militares nucleares, embora, em toda a História, as armas nucleares só tenham sido usadas duas vezes e não por Moscou.
Milley mencionou o "investimento significativo" da Rússia nas suas Forças Armadas como outro fator que torna o país uma ameaça, listando várias grandes modernizações do exército russo, incluindo novos equipamentos militares (o tanque de guerra Armata), a reorganização estrutural e da composição das Forças Armadas.
Os desafios de segurança que os Estados Unidos enfrentam, de acordo com o general, poderão ser descritos usando a fórmula "4 + 1". As quatro grandes ameaças incluem a Rússia, China, Coreia do Norte e Irã, enquanto o "1" refere-se à luta "contínua" contra o terrorismo internacional.