“As tropas pró-governamentais libertaram o distrito de Arbid al-Judaydah após muitas horas de confrontos pesados na região”, disse a agência de notícias iraniana FARS, citando uma fonte militar.
Entretanto, o ex-general de brigada libanês Ali Maqsoud disse que o exército governamental sírio deve realizar um ataque em massa contra os militantes da Frente al-Nusra nos próximos dias para quebrar o assédio em torno das cidades de al-Zahra e Nubl no noroeste da Síria habitadas por xiitas.
As cidades foram cercadas pelos terroristas por anos e a população local está passando fome pelo menos por alguns meses.
“Todos os grupos terroristas que estão alvejando as cidades de Nubl e al-Zahra irão sofrer uma perda semelhante à perda que eles sofreram na base aérea de Kuweires na província de Aleppo”, disse Ali Maqsoud citado pela FARS.
Além dos esforços antiterroristas do exército sírio, em 30 de setembro a Rússia iniciou uma campanha aérea, tendo mais de 50 aviões de combate russos, inclusive Su-24M, Su-25 e Su-34 efetuado ataques de alta precisão contra as posições do Daesh na Síria após pedido do presidente Bashar Assad.
Desde 22 de janeiro a Força Aeroespacial russa tem realizado 70-100 surtidas por dia. Nos últimos três dias as forças russas atacou 484 instalações dos terroristas.
#SYRIA On January 22-24, Russian aviation group in Syria performed 169 sorties engaging 484 terrorists' objects https://t.co/ZwGLZXCbGL
— Минобороны России (@mod_russia) 25 января 2016
De acordo com o Estado-Maior russo, os aviões de guerra Tu-22M3 têm realizado 18 surtidas do território russo.
#SYRIA #FOOTAGE Combat sorties of Tu-22M3 long-range bombers on terrorists' objects in Syria https://t.co/VqpkN0eXL2 https://t.co/kh6QWngedZ
— Минобороны России (@mod_russia) 25 января 2016
A Síria está em estado de guerra civil desde 2011. O governo do país luta contra um número de fações de oposição e contra grupos islamistas radicais como o Daesh (também conhecido como “Estado Islâmico”) e a Frente al-Nusra.