O desenvolvimento de robôs sofisticados começará na Rússia já no ano 2016 e o funcionamento de pelo menos três exemplares destes dispositivos é previsto para 2025 – ou ainda mais cedo. A respetiva informação foi divulgada por um representante da indústria espacial russa.
"Os três robôs espaciais serão construídos antes do final de 2024. Eles serão capazes de realizar várias operações fora da Estação Espacial Internacional", informou a fonte na indústria.
O projeto custará mais de 2,5 bilhões de rublos (mais de 32 milhões de dólares) e com estes recursos de acordo com a fonte os cientistas russos devem resolver o problema de prolongamento do tempo em que sistemas mecatrônicos podem ser expostos à radiação cósmica e mudanças de temperatura drásticas.
Em meados do primeiro mês do ano em curso, o diretor-geral da empresa Android Technics, Aleksandr Permyakov, tinha anunciado que o robô teria “um sistema de controle combinado que permitirá a substituição completa de humanos em circunstâncias potencialmente perigosas ou nocivas”.