Em 2015, 163 mil pessoas pediram asilo à Suécia, um país do Norte da Europa com cerca de 9,5 milhões de habitantes. Dos 58,8 mil casos analisados, as autoridades suecas aceitaram 55% dos pedidos.
A decisão da Suécia foi anunciada um dia depois de na Dinamarca o parlamento ter aprovado uma reforma da lei do asilo que prevê, entre outras medidas, o confisco de valores a migrantes, informou Agência Brasil.
De setembro a dezembro de 2015, oito países da UE, inclusive Suécia e Alemanha, expulsaram, no total, 840 imigrantes. Segundo informe da Comissão Europeia, cerca de 60% dos imigrantes que adentraram o território europeu possuem poucas chances de serem reconhecidos como refugiados, pois vieram de regiões sem conflito militar.
Segundo os dados da Organização Internacional de Migração (OIM), somente nos primeiros 26 primeiros dia do ano novo a Europa recebeu, por mar, mais de 47 imigrantes e refugiados. Em 2015, 1 milhão 11 onze mil e 712 imigrantes desembarcaram em território europeu. A Comissão Europeia classificou a crise de imigração atual como a maior, desde a Segunda Guerra Mundial.