Baseado em Montevidéu, capital do Uruguai, o Alto Representante Geral do Mercosul tem, entre suas atribuições, “apoiar o processo de integração do Mercosul, através de propostas de políticas regionais e de gestão comunitária além de contribuir para a projeção internacional do Mercosul.”
Foi na condição de Alto Representante Geral do Mercosul que o Dr. Florisvaldo Fier, ou Dr. Rosinha, falou à Rádio Sputnik Brasil sobre as perspectivas da assinatura do acordo entre Mercosul e União Europeia, assinatura esta prevista para o primeiro semestre deste ano de 2016:
“Esse acordo Mercosul – União Europeia já é desenhado há mais de uma dezena de anos e ele é desejado por boa parte da sociedade tanto do Mercosul como da União Europeia. O Mercosul se comprometeu, nessa segunda fase de negociação, já que na primeira fase o acordo não deu certo, a fazer uma proposta de ofertas superior à primeira ocasião. No entanto, até o momento esta proposta não foi apresentada. De modo que continuamos à espera de que a União Europeia concretize a sua proposta."
Sem a apresentação desta proposta, destacou o ex-parlamentar ainda não se pode prever a data em que o acordo será formalizado embora circulem notícias na imprensa mundial de que o compromisso poderá ser firmado entre os meses de março e maio. Mas para o Dr. Florisvaldo Fier, ou Dr. Rosinha, ainda é prematuro arriscar-se qualquer prognóstico até porque a proposta precisa ser debatida e aprovada por consenso de todos os membros do Mercosul:
“Nesta última semana, uma parte do setor produtivo leiteiro da União Europeia andou se manifestando contra o acordo com o Mercosul. Eu vejo hoje que a questão desse acordo está muito mais dependente da União Europeia do que do Mercosul. Nós queremos o acordo, temos que construí-lo e depende muito mais, hoje, das ofertas da União Europeia porque a proposta do Mercosul está pronta. Neste momento, o mais importante é que a União Europeia formalize a sua proposta ante o Mercosul.”