A delegação de oposição síria apoiada pela Arábia Saudita deixará Genebra, sede das conversas inter-sírias, se o governo sírio “continuar a assassinar civis”, disse o chefe do Alto Comitê de Negociações (HNC, na sigla em inglês), em um comunicado distribuído neste sábado.
A delegação de oposição desembarcou na cidade suíça neste sábado para conversas mediadas pela ONU com representantes governamentais. O objetivo é encerrar um conflito que já dura cinco anos na Síria e iniciar um período de transição que termine em eleições.
“A presença da delegação em Genebra está ligada à melhoria da situação humanitária e não ao processo de negociação”, disse Riad Hijab, do HNC, no comunicado.
A delegação apoiada por Riad, chefiada por Assad Zaouri, deve realizar uma reunião com um enviado da ONU para a Síria, Staffan de Mistura, no domingo. O Anteriormente, o HNC condicionou sua presença ao fim do suposto bombardeio do governo a civis e ao término doestado de sítio em cidades controladas por rebeldes.