Poroshenko acusa Rússia de 'continuar' enviando armas e homens para a Ucrânia

© AFP 2023 / JOHN MACDOUGALL Angela Merkel e Pyotr Poroshenko durante coletiva de imprensa em Berlim, em 24 de agosto de 2015
Angela Merkel e Pyotr Poroshenko durante coletiva de imprensa em Berlim, em 24 de agosto de 2015 - Sputnik Brasil
Nos siga no
A Rússia continua enviando armas e homens para o Leste da Ucrânia, afirmou nesta segunda-feira em Berlim o presidente ucraniano, Pyotr Poroshenko, recusando qualquer "concessão unilateral" por parte de Kiev.

A serviceman of Ukrainian special operation forces takes part in tactical exercises at a shooting range in Khmelnytsky region, Ukraine November 20, 2015. - Sputnik Brasil
Exército ucraniano ataca aeroporto de Donetsk e povoado de Spartak
Segundo o chefe de Estado da Ucrânia, Moscou ainda não está respeitando os acordos de cessar-fogo, e ainda bloqueia o acesso dos observadores internacionais da OSCE às zonas de conflito. 

"Isso não é surpreendente, pois a Rússia ainda envia tropas, armas pesadas e munições para Donbass, e não quer que haja testemunhas dessas atividades", disse Poroshenko em discurso ao lado da chanceler alemã, Angela Merkel, sem apresentar, mais uma vez, qualquer prova das suas alegações.

"Somente o respeito estrito aos acordos de paz criará as condições para a adoção de decisões políticas difíceis mas necessárias pelo parlamento ucraniano", declarou o líder ucraniano, dois dias depois de um suposto ataque das forças de Kiev ao aeroporto de Donetsk e ao povoado de Spartak, com utilização de morteiros de 120 mm, lança-granadas e armas de infantaria.

Desde 2014, mais de nove mil pessoas foram mortas e outras 20 mil ficaram feridas em razão dos combates no Leste da Ucrânia, de acordo com estimativas das Nações Unidas. 

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала