Kátia Abreu afirmou que a busca por novos parceiros e a realização de acordos comerciais permitirão que as vendas brasileiras no setor do agronegócio alcancem US$ 88 bilhões nos próximos três anos. “O que o acordo de SPS (Acordos Sanitários e Fitossanitários) faz? Ele normatiza. Aproxima-se o máximo possível do formato entre países, para não ficar tão diferente, e para que isso não acabe sendo uma barreira para o comércio internacional. Estamos com uma agenda bastante arrojada e agressiva, no sentido de ir atrás dos nossos parceiros, implementar os acordos de SPS.”
A Ministra da Agricultura explicou que o governo fez um mapeamento com 22 países, que seriam os principais mercados para os produtos agropecuários, e que respondem por 75% das compras do setor em todo o mundo. Em 2016, a perspectiva é de que as negociações sanitárias permitam um aumento de US$ 2,5 bilhões por ano em exportações.
O Agronegócio responde atualmente por 46% das exportações, 25% dos empregos e 23% do Produto Interno Bruto (PIB) do país.