"Acreditamos que temos uma vantagem de antecipação precoce no desenvolvimento do Zikavac e somos provavelmente os primeiros no mundo a pedir patente mundial para uma candidata de vacina contra o Zika”, disse o Dr. Krishna Ella, cientista e fundador da companhia, citado pelo canal de televisão indiano NDTV.
#BharatBiotech Unveils #ZIKAVAC Vaccine Candidate for #ZikaVirus @VikasDandekarET @CNBCTV18Live @ibnlive pic.twitter.com/ZuL9w1mCZ4
— Narayana Pragada (@pragada1) 3 fevereiro 2016
De acordo com ele, a companhia, localizada em Hyderabad, abriga algumas das mentes mais brilhantes do mundo e começou a trabalhar no desenvolvimento de uma vacina contra a doença nove meses atrás. "Temos duas vacinas candidatas em desenvolvimento. Uma delas é uma vacina inativada que atingiu a fase de testes pré-clínicos em animais", disse o Dr. Krishna.
"Fomos os primeiros no mundo a patentear uma vacina contra o vírus da zika. De acordo com as estimativas mais positivas, a nossa empresa poderá produzir 100.000 exemplares da vacina nos próximos 4 meses," acrescentou.
"Considerando-se que mulheres em idade fértil e mulheres grávidas constituem o grupo alvo primário para a vacina contra o vírus Zika, consideramos a segurança como o principal fator no desenvolvimento de uma nova vacina para este vírus. Os métodos da vacina se desenvolveram logo no início, antes que as consequências devastadoras da epidemia no Brasil trazidas à tona nos fornecessem um impulso para acelerar o desenvolvimento da vacina", disse o diretor da Bharat Biotech, Dr. Sumathy, citado pela imprensa indiana.