“Os oficiais peruanos são muito satisfeitos com um bom desempenho dos helicópteros e a sua qualidade, como foi repetidamente dito por especialistas russos e a mídia nacional e internacional em diferentes níveis”, disse o diretor da exportadora russa Rosoborobexport, Anatoly Isaykin, na segunda-feira (8).
A Rússia também propôs ao Peru a criação de um centro de manutenção móvel para que os helicópteros recém-obtidos Mi-171Sh se mantenham totalmente operacionais, disse Isaykin.
“Ambas as partes estão interessadas em operações bem-sucedidas destes veículos aéreos, por isso a Rosoboronexport ofereceu assegurar um centro de manutenção móvel a curto prazo, até que o centro permanente fique operacional”, destacou o presidente da empresa russa.
Mais de 400 helicópteros operam atualmente na América Latina e no Caribe. Os modelos mais populares são os Mi-8/17, cujo número atinge 320 veículos.
O Mi-171Sh pode ser usado em um grande leque de missões, inclusive no transporte de forças militares, cargas, ataques superfície-superfície, evacuações médicas e operações de resgate.