Premier do Iraque pede ao Curdistão para desistir do referendo de independência

© AFP 2023 / SAFIN HAMEDMoças curdas seguram a bandeira da Curdistão iraquiano na cidade de Arbil
Moças curdas seguram a bandeira da Curdistão iraquiano na cidade de Arbil - Sputnik Brasil
Nos siga no
O primeiro-ministro do Iraque, Haider al-Abadi, pediu às autoridades do Curdistão para não realizarem o referendo de independência proposto pela liderança da região, uma vez que isso não trará benefícios para ninguém.

Curdos com bandeiras do PKK em Istambul, Turquia - Sputnik Brasil
'Independência do Curdistão é questão de tempo'
Na última semana, o líder do Curdistão iraquiano, Massoud Barzani, declarou que havia chegado a hora de os curdos decidirem o seu futuro, se deveriam ou não permanecer como parte do Iraque, apesar das crises econômica e de segurança.

"Eu insisto que não levem adiante esse referendo", disse Abadi durante coletiva de imprensa em Berlim, na Alemanha. "Se, como eles dizem, não vão sustentar o resultado, então por que realizar um referendo?", questionou o premier.

O caos criado pelo Daesh no Oriente Médio acabou dando uma chance aos curdos de defender com mais intensidade o seu sonho de independência, após ganharem reconhecimento internacional por sua bravura na luta contra o terrorismo. No entanto, o Curdistão se encontra em sérios problemas econômicos, provocados pela queda nos preços do petróleo.

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала