O incidente, provocado por alguma falha técnica, ocorreu na noite de quarta-feira (10), minutos após a decolagem, e foi registrado em vídeo, publicado na internet, por um dos passageiros.
No vídeo, é possível ver a presença de carros de bombeiros e ambulâncias na pista de pouso. Os passageiros levantaram de seus assentos, recolheram os pertences e foram retirados da aeronave por rampas infláveis em saídas de emergência.
O voo R2 554 deveria seguir viagem entre Punta Cana e Moscou. A bordo, estavam 355 passageiros e 20 tripulantes. Após 15 minutos de voo, a uma altura de 6 mil metros, foi ouvido um forte estalo em um dos motores e a aeronave começou a se encher de fumaça.
A porta-voz da companhia, Cristina Ovchinnikova, informou à Sputnik que o avião havia passado por todos os procedimentos necessários antes da decolagem, e que nenhum defeito havia sido detectado. Ela destacou que uma segunda aeronave foi enviada de Moscou para buscar os passageiros, que até a sua chegada ficarão hospedados em hotéis.