Operação anti-transporte: Radicais ucranianos bloqueiam caminhões russos

© REUTERS / Alexandros AvramidisTruck drivers walk next to parked trucks as protesting farmers (not pictured) block the road leading to the border station of Greece with Bulgaria during a demonstration against planned pension reforms near the Greek village of Promachonas.
Truck drivers walk next to parked trucks as protesting farmers (not pictured) block the road leading to the border station of Greece with Bulgaria during a demonstration against planned pension reforms near the Greek village of Promachonas. - Sputnik Brasil
Nos siga no
Por volta do meio-dia nesta sexta-feira (12), ativistas na região ucraniana de Zakarpatye (oeste do país) bloqueavam cerca de 50 caminhões com matriculas russas com destinação aos países da Europa via Ucrânia, informa a RIA Novosti alegando a agência ucraniana UNIAN.

Diretora-gerente do FMI, Christine Lagarde - Sputnik Brasil
Ucrânia ficará sem créditos se não realizar reformas, diz FMI
Lembramos que em 1 de fevereiro a Polônia devido à terminação do acordo barrou a entrada de caminhões russos a aquele país forçando-os a escolher rotas alternativas apara transportar mercadorias aos países da Europa Central e Ocidental. Nomeadamente a fronteira da Ucrânia com a Hungria ou Eslováquia.

Segundo os relatos da mídia, nacionalistas ucranianos não deixam passar caminhões russos nas estradas no oeste da Ucrânia, nomeadamente nas regiões de Lvov e Zakarpatye.

“Em Nizhnie Vorota, cidade na região de Zakarpatye, no momento das 11h00 locais [07h00 de Brasília] os ativistas bloquearam cerca de 50 caminhões com matriculas russas que avançavam em direção da fronteira”, escreveu a UNIAN alegando as palavras de Alla Hayatova, uma das ativistas que organizaram o bloqueio.

Segundo ela, neste momento estão barradas todas as passagens que leva, a Zakarpatye para que veículos com matriculas russas não possam passar. As testemunhas relatam que a polícia ucraniana não intervém no processo.

Um dos vídeos encontrados na Internet mostra o processo de parada de caminhões russos por radicais ucranianos. A moça que está gravando pergunta em ucraniano “É um moscal?”. Moscal é um apelido pejorativo para os russos usado na Ucrânia. 

 A ativista Alla Hayatova acrescentou que os caminhões bielorrussos, letões e de outros países passam sem problemas.

Hayatova contou que da ação participam ativistas do Setor de Direita (organização proibida na Rússia), outras organizações nacionalistas e organizações de veteranos da operação especial que o exército ucraniano realiza no leste do país para oprimir movimentos independentistas nas regiões de Donetsk e de Lugansk, por exemplo, Corpo Voluntário de Azov. Ela também lembrou um incidente noturno quando um dos caminhões tentou romper o bloqueio, mas foi parado.

O Setor de Direita é um movimento que reúne uma série de organizações radicais nacionalistas na Ucrânia. Em janeiro e fevereiro de 2014, membros do grupo participaram dos confrontos com a polícia, bem como da invasão de diversos prédios administrativos do país, e desde abril do ano passado, promovem a repressão de rebelião independentista no Sudeste ucraniano.

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала