41% dos participantes da pesquisa respondera "Não" à pergunta "O governo da Alemanha deve deixar os refugiados entrarem no país?". Este indicador superou em 6% aquele demonstrado na primeira etapa da pesquisa, em outubro de 2015. A percentagem daqueles que acham que o governo "deve deixar" os refugiados entrarem reduziu-se em 7%, o que é uma queda significante do ponto de vista da estatística. Agora são 51%, contra 58% revelado pela pesquisa anterior.
Esta queda aconteceu um mês depois do acidente de Colônia, cidade alemã que viveu uma virada do Ano Novo de abuso sexual em massa cometido por refugiados contra mulheres alemãs e turistas.
As enquetes foram realizadas pela empresa Populus para a agência de notícias Sputnik de 25 de setembro a 15 de outubro de 2015 e de 3 a 4 de fevereiro de 2016. Os dados representam a população de sexo, idade e localização diferentes. O intervalo de confiança para os dados nacionais é de 3,1%, a margem de confiança é 95%.
Sputnik-Opinião
O projeto Sputnik-Opinião começou em janeiro de 2015. A empresa de pesquisas de opinião pública Populus é o principal parceiro do projeto. As pesquisas realizadas no âmbito da iniciativa abrangem vários países da Europa e os EUA e tocam nos assuntos mais relevantes da atualidade social e política.