British MoD confirmed Typhoon jets sent to 'escort' 2 Russian Tu-160 bombers from airspace https://t.co/Wd9rX9nV5i pic.twitter.com/WaEFZJRasH
— RT (@RT_com) 17 Fevereiro 2016
Os Typhoons da Força Aérea Real (RAF) britânica, que formam parte do sistema de Alerta de Reação Rápida do país, decolaram da base RAF Coningsby em Lincolnshire para interceptar os aviões russos que, segundo uma porta-voz da pasta de Defesa, estavam em uma "área de interesse do Reino Unido".
Os bombardeiros russos, dois Tupolev Tu-160 Blackjack, foram escoltados para longe da costa britânica, mas não entraram no espaço aéreo do país, segundo confirmou o ministério britânico nesta quarta-feira (17).
Em setembro, dois Blackjack russos foram interceptados sobre o Mar do Norte. Eles estavam voando em espaço aéreo internacional, que o Ministério da Defesa britânico novamente descreveu como uma "área de interesse".
Em maio do ano passado, dois bombardeiros russos Tu-95 foram monitorados voando próximos ao espaço aéreo britânico, perto do norte da Escócia. Eles também foram escoltados para fora da área por Typhoons da RAF, mas não foram considerados uma ameaça.