Rússia pretende reduzir orçamento militar em 2016

© Sputnik / Igor Zarembo / Acessar o banco de imagensMilitares russos em treinamento na região de Kaliningrado
Militares russos em treinamento na região de Kaliningrado - Sputnik Brasil
Nos siga no
O orçamento militar russo será reduzido em 5% em 2016 devido à situação econômica no país, informou o jornal Vedomosti citando uma fonte próxima do Ministério da Defesa russo.

Esperava-se que em 2016 os gastos militares da Rússia sejam equivalentes a 3,14 trilhão de rublos (mais de 41 de dólares) ou 4% do PIB. A redução de 5% equivale a 160 bilhões de rublos.

A economia russa, que está extremamente dependente das exportações de hidrocarbonetos, passa por um período de abrandamento por causa do baixo preço de petróleo e, em uma medida menor, de sanções introduzidas contra a Rússia pelos países ocidentais.

Militares russos preparam drones pequenos Zastava para realizar missões dutante exercícios militares na região de Primorie, Rússia - Sputnik Brasil
Drones começam assegurando defesa do núcleo militar russo
Em 2014, as relações entre a Rússia e o Ocidente deterioram-se por conta da reintegração da Crimeia à Rússia e o suposto envolvimento de Moscou na escalada da crise no sudeste ucraniano, o que Moscou negou repetidas vezes. A União Europeia, junto com os EUA e outros países, impôs severas rodadas de sanções contra os setores de energia, bancário e defesa da Rússia.

Representantes da União Europeia já várias vezes afirmaram que as sanções antirussas podem ser levantadas no Verão do ano em curso caso os acordos de Minsk sejam implementados.

O acordo alcançado em fevereiro de 2015 pelos líderes da Ucrânia, Rússia, Alemanha e França na capital da Bielorrússia prevê um cessar-fogo, a retirada de armas da linha de contato no leste ucraniano e reformas constitucionais.

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала