Oposição japonesa tenta impedir ascensão do militarismo do país

© AFP 2023 / YOSHIKAZU TSUNOGuarda de honra da Força de Autodefesa do Japão participa da cerimônia de bem-vindo do ministro da Defesa tcheco, Martin Stropnicky, Tóquio, Japão, 4 de dezembro de 2015
Guarda de honra da Força de Autodefesa do Japão participa da cerimônia de bem-vindo do ministro da Defesa tcheco, Martin Stropnicky, Tóquio, Japão, 4 de dezembro de 2015 - Sputnik Brasil
Nos siga no
Cinco partidos oposicionistas submeteram duas leis para o parlamento do Japão para que a legislação que tinha sido recentemente aprovada seja reconhecida como inconstitucional, informa a mídia local na sexta-feira (19).

Submarino indetectado - Sputnik Brasil
Japão detecta submarino suspeito perto de suas ilhas
Em 19 de setembro de 2015 a câmara alta do parlamento japonês aprovou um pacote de leis sobre segurança que alteram significativamente a constituição pacifista do Japão e abrem o caminho para a hipótese de instalar tropas japonesas fora do país.

O jornal japonês Asahi Shimbun informou que o Partido Democrático do Japão e o Partido de Inovação do Japão propuseram um pacote de leis que anulam a legislação aprovada em setembro.

Segundo o jornal, o passo foi apoiado pelo Partido Comunista japonês, o Partido de Vida de Pessoas & Taro Yamamoto e Amigos, bem como pelo Partido Social-Democrático.

A legislação na área de segurança disputada pela oposição abole o artigo IX da Constituição japonesa que renuncia o uso de forças nacionais no exterior e permite enviar tropas japonesas para resolver disputas internacionais.

Japan's F-15 aircrafts - Sputnik Brasil
Japão posiciona F-15s perto de ilhas disputadas com a China
O Império do Japão e Alemanha nazista, juntamente com o Reino da Itália, originalmente compuseram a aliança militar conhecida como Eixo, durante a Segunda Guerra Mundial, lutando contra as forças aliadas, incluindo a União Soviética, os Estados Unidos, o Reino Unido e outros.

Após a derrota do Japão na Segunda Guerra Mundial, a constituição do país foi alterada para que o exército não pudesse ser utilizado para resolver disputas internacionais.

As atuais Forças Armadas do Japão são chamadas de Forças de Autodefesa e suas funções são severamente limitadas.

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала