"À noite, os militantes atacaram os postos de controle do exército sírio no distrito da cidade de Hanaser. Intensos combates com os terroristas continuam. Sob fogo estão 10 quilômetros de estrada para Aleppo. O trânsito está bloqueado", disse o oficial.
NEW MAP: #ISIS+other insurgents cut #Aleppo supply route near #Khanaser. #Syria HD version: https://t.co/NXhzRpHlJP pic.twitter.com/mvtSfQmnnc
— Peto Lucem (@PetoLucem) 22 fevereiro 2016
De acordo com o informante, o ataque foi realizado de vários lados ao mesmo tempo. A principal força dos terroristas atacou pelo lado norte da cidade de Hanaser. A rota é a única via de abastecimento das tropas sírias em Aleppo, bem como para o fornecimento de alimentos, combustível e outras necessidades básicas da população.
Ejército de #Siria mantiene Fuertes combates contra terroristas en Hanaser — Alepo, ruta de suministros del Ejército pic.twitter.com/3NgNKgBvbn
— Javier Alexander Roa (@RoaJavier) 22 fevereiro 2016
Cortando a rota de abastecimento para Aleppo, os jihadistas esperam diminuir o ritmo da ofensiva em larga escala do exército sírio no norte da província de Aleppo e no oeste de Raqqa.
Aleppo, cidade estratégica
As batalhas pelo controle de Aleppo se intensificaram este mês na Síria. Trata-se de uma cidade de grande importância estratégica, cuja captura pelas forças leais ao governo poderia representar um ponto de virada na guerra síria.
As forças governamentais do país, com o apoio da aviação russa e de combatentes curdos, lutam há várias semanas contra o Daesh e outros grupos terroristas na província. O exército sírio está avançando e já liberou várias cidades em Aleppo. Em 20 de fevereiro, as tropas sírias recuperaram o controle da usina termoelétrica que se situa no leste da província.
Aleppo é a maior cidade da Síria e foi um importante centro comercial, industrial e turístico antes da guerra que assola o país desde 2011. Localizada no centro da província homônima, a chamada “capital do norte” da Síria tem uma história milenária de guerras e conquistas, por estar estrategicamente situada no cruzamento de rotas comerciais.
Battle for #Aleppo: life under flying bullets #Syria #SyriaCrisishttps://t.co/oU6ecSCvrK pic.twitter.com/RYntFuvcPL
— Aud™ (@CodeAud) 22 fevereiro 2016