EUA e China pedem resposta adequada às provocações da Coreia do Norte

© AFP 2023 / JUNG YEON-JECidadão sul-coreano participa do protesto contra testes nucleares da Coreia do Norte, 7 de janeio de 2016
Cidadão sul-coreano participa do protesto contra testes nucleares da Coreia do Norte, 7 de janeio de 2016 - Sputnik Brasil
Nos siga no
Os EUA e a China consideram provocativas as recentes ações da Coreia do Norte, que realizou o seu primeiro teste de uma bomba de hidrogênio e lançou um foguete de longo alcance com um satélite, declarou nesta terça-feira (23) o Secretário de Estado dos EUA John Kerry.

Teste da bomba de hidrogênio da Coreia do Norte - Sputnik Brasil
Teste de bomba de hidrogênio da Coreia do Norte: foi verdade ou não?
“Nós discutimos as cada vez mais provocativas ações da Coreia do Norte. O teste nuclear, que eles realizaram no mês passado, e o lançamento do foguete são provocações, representam ameaça e constituem violações da resolução do Conselho de Segurança da ONU” – disse Kerry durante uma entrevista coletiva realizada juntamente com o ministro das Relações Exteriores da China, Wang Yi.

De acordo com Kerry, “os EUA e a China concordam totalmente com o fato de que essas ações precisam recebem uma resposta adequada através do Conselho de Segurança da ONU”.

Representante permanente da Rússia na ONU Vitaly Churkin - Sputnik Brasil
Rússia pede que novas sanções não levem Coreia do Norte ao colapso
Em 6 de janeiro deste ano a Coreia do Norte afirmou ter testado com sucesso absoluto uma bomba de hidrogênio, e, em 7 de fevereiro, lançou um foguete de longo alcance com um satélite, a partir do cosmódromo de Sohae, no litoral ocidental do país. Ambas as ações provocaram forte reação da comunidade internacional e levantaram a questão da adoção de sanções contra Pyongyang.

Os EUA, Japão, China e Coreia do Sul condenaram severamente as ações da Coreia do Norte e apelaram a tomar medidas contra o país através do Conselho de Segurança da ONU. A Rússia condenou igualmente as provocações de Pyongyang, mas alertou para um possível isolamento completo do país, o que, além de prejudicar ainda mais a sua população civil, poderia fechar de vez a perspectiva da resolução político-diplomática do problema nuclear da península coreana.

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала