De acordo com a televisão estatal de Cuba, Ramón faleceu na manhã desta terça-feira (23), em Havana, de causas não divulgadas. Seus restos foram incinerados e deverão ser levados a Birán, terra natal dos irmãos Castro.
Nascido em 14 de outubro de 1924, Ramon não teve uma participação tão ativa como Fidel e Raúl na revolução cubana, mas chegou a prestar grande ajuda aos irmãos durante o período mais ativos de sua guerrilha, organizando uma rede de abastecimento das tropas revolucionárias, enviando-lhes suprimentos como armas e mantimentos.
Passado o período revolucionário, Ramón optou por se manter no setor agropecuário, tendo sido o principal responsável por muitas das iniciativas agrícolas de Cuba desde a revolução. Focando seus esforços principalmente na lavoura de cana de açúcar e na criação de de gado, chegou a ser diretor do Plano Especial Genético de Valle de Picadura e assessor dos ministros da Agricultura e do Açúcar.
Segundo nota oficial, Ramón recebeu do governo cubano "diferentes reconhecimentos e ostentava o título de Herói do Trabalho da República de Cuba”.