Tudo começou no último dia 15, quando Paul Stenson, o bem-humorado proprietário do White Moose Café, um pequeno restaurante em Dublin, na Irlanda, escreveu um texto no Facebook sobre o inglês de um brasileiro que havia feito uma entrevista de emprego em seu estabelecimento.
Interviewing a Brazilian for the position of kitchen porter and, the poor lad, whenever he wanted to say kitchen, he…
Posted by The White Moose Café on Monday, February 15, 2016
“Entrevistando um brasileiro para o cargo de assistente de cozinha e, pobre rapaz, sempre que ele queria dizer cozinha [kitchen, em inglês], ele dizia frango [chicken]. Eu quero muito ser assistente de frango. Eu gosto de frangos. Eu adoro estar em frangos. Quão grande é o seu frango? Nunca foi tão difícil me manter sério em toda minha vida", escreveu Stenson na página do White Moose.
O post recebeu mais de 1,3 mil curtidas e foi compartilhado mais de 80 vezes – pouco, para quem analisa as proporções dos fenômenos virais na Internet, mas suficiente para provocar um grupo de internautas brasileiros que resolveu comprar briga com o irlandês, acusando-o de xenofobia. Estava armada a treta.
A melhor novela em muitos tempos tem sido brasileiros Vs The White Moose café. Eu quero ir na chicken deles comprar um kitchen agora.
— João Alcantara (@joaoalcang) 23 de fevereiro de 2016
"Gostamos de fazer graça com as pessoas. Não é para ser uma página séria. Mas alguns brasileiros levaram para o lado errado e criaram uma campanha para nos atacar", diz Stenson à BBC Brasil.
Em poucos dias, a página do White Moose recebeu milhares de avaliações negativas no Facebook, especialmente após uma convocação à guerra feita pelo site de humor Capinaremos, que apelou à união patriótica dos “zueiros” da Internet brasileira e aos seus mais de 260 mil seguidores na rede social.
Senhores queridos zueiros HUE BR vingadores e nacionalistas, bom dia.Esta página…
Posted by Capinaremos on Sunday, February 21, 2016
“E avaliem negativamente o estabelecimento, para os mesmos aprenderem a não cutucar o vespeiro virtual que é o Brasil”, exortou o site.
Muitos homens de negócios ficariam abalados com tamanho ataque à imagem de sua empresa, mas Stenson, que parece encarnar o próprio estereótipo de um duende irlandês, travesso e zombeteiro, tem se mostrado inabalável no contra-ataque, levando o que começou como uma brincadeira local a outro nível de zoeira internacional.
**PRIZE OFFERED FOR ANY BRAZILIANS WHO CAN ACTUALLY WRITE A REVIEW USING WORDS**The one-star reviews from Brazilians…
Posted by The White Moose Café on Sunday, February 21, 2016
"As notas de uma estrela de brasileiros que nunca saíram de seu próprio país, e muito menos pisaram em nosso café, continuam a chegar rapidamente e em grande volume. No entanto, (…), a maioria dessas avaliações são apenas pontuações em vez de textos. Se algum brasileiro for de fato capaz de escrever uma avaliação de uma estrela usando um inglês perfeito, ganhará um prêmio de um jantar de frango, preparado exclusivamente para você aqui em nosso frango", espetou o irlandês.
o cara br fez uma entrevista de emprego lá, confundiu kitchen com chicken e a página além de zoar o cara, zoa o país td
— monique (@moriquenosa) 25 de fevereiro de 2016
Contente com a exposição midiática que o café alcançou com a história, Stenson continuou a brincadeira desfechando uma piada atrás da outra, lançando mão de todos os estereótipos de que dispunha sobre o Brasil para irritar os “zueiros” virtuais.
No mesmo dia, a página do White Moose oferecia “depilações à brasileira de graça” para quem avaliasse o estabelecimento com cinco estrelas…
**FREE BRAZILIAN WAXES FOR 5 STAR REVIEWS**To counteract the many hundreds of frightfully worded negative reviews…
Posted by The White Moose Café on Sunday, February 21, 2016
… trocou a imagem de capa na rede social pela foto do lutador brasileiro de MMA José Aldo sendo nocauteado pelo irlandês Conor McGregor…
Posted by The White Moose Café on Sunday, February 21, 2016
…ofereceu “descontos especiais para cidadãos brasileiros” no sanduíche de frango da casa…
**TODAY'S SPECIAL**Today's special is a free-range, roast kitchen sandwich. It contains a full kitchen breast which is…
Posted by The White Moose Café on Monday, February 22, 2016
…e depois ofereceu, em letras garrafais, “CAFÉ GRÁTIS PARA ARGENTINOS”! (Pegou pesado).
**FREE COFFEE FOR ARGENTINIANS**At The White Moose Café, we love people from Argentina. So much so, that we are giving…
Posted by The White Moose Café on Monday, February 22, 2016
Não satisfeito, Stenson ainda trocou a foto de perfil da página do White Moose por uma imagem de Pelé (óbvio) com a legenda “Eu amo o branco Moose Café”.
Posted by The White Moose Café on Monday, February 22, 2016
Eventualmente, com acusações de sexismo sendo somadas às de xenofobia, o irlandês começou a receber ameaças mais sérias e mensagens agressivas.
"Diziam 'espero que você morra', 'vamos pegar você', 'sabemos onde você vive'. Uma pessoa me enviou uma cópia da minha carteira de motorista (na qual consta o endereço de sua casa), que teria sido publicada pelo Capinaremos, e falou 'olha só o que temos'. Outra me mandou uma foto de uma casa em chamas", disse o empresário à BBC Brasil.
No entanto, apesar da polêmica gerada, Stenson disse que não abrirá mão do humor e das piadas na Internet. "Nossa página é para ser divertida. Não vou parar de fazer brincadeiras. A vida é muito curta para ser chato", disse ele.
Ah, sim: e o brasileiro que trocou "kitchen" por "chicken", afinal, acabou sendo contratado pelo irlandês. Segundo o dono do lugar, ele acha a maior graça da história toda.
Acordei piadista das internet.
— Camisa do Iron Maide (@errrooouuu) 25 de fevereiro de 2016
Mas que esse @whitemoosecafe merece um mês sem video-game tá merecendo sim pic.twitter.com/gEmo7Cyz4i