Os dizeres de Cook não agradaram a Konashenkov, que, em resposta, pediu para que o colega norte-americano "baixasse a bola" em seus futuros discursos envolvendo Moscou. A fala do general russo foi publicado na página oficial de YouTube do Ministério da Defesa da Rússia.
"Esses dias, o senhor Cook declarou que o cessar-fogo na Síria é um teste para as autoridades russas. Recomendaria ao senhor Cook "baixar sua bola" e se concentrar nas atividades daquela organização que ele representa. Ou seja, o Pentágono. Apesar de ter a certeza de que, diferente de seus antecessores, isso não será fácil sem o conhecimento de assuntos militares. Por isso é que ele tenta compensar suas falhas falando asneiras. É preciso ser mais modesto. E mais profissional" – declarou Konashenkov durante uma coletiva do Ministério da Defesa russo sobre o acordo de cessar-fogo entre Rússia e EUA.
Desde 2011, a Síria está envolvida em uma guerra civil, com as forças do presidente Bashar Assad combatendo vários grupos de oposição — entre eles, grupos terroristas como a Frente Nusra e o Daesh.