Gianni Infantino, secretário-geral da UEFA, é o novo presidente da FIFA

© AFP 2023 / FABRICE COFFRINIGianni Infantino, novo presidente da FIFA (eleito em 26 de fevereiro de 2016)
Gianni Infantino, novo presidente da FIFA (eleito em 26 de fevereiro de 2016) - Sputnik Brasil
Nos siga no
Gianni Infantino, o secretário-geral da UEFA desde 2009, foi eleito nesta sexta-feira, em Zurique, o novo presidente da FIFA, após uma disputa acirrada com o sheik do Bahrein Salman bin Ebrahim al-Khalifa, decidida apenas no segundo turno.

Michel Platini - Sputnik Brasil
Platini desiste de disputa por presidência da FIFA
Além do suíço e do do sheik bahrenita, outros três candidatos concorriam ao cargo até o início do pleito, quando o sul-africano Tokyo Sexwale decidiu se retirar da eleição, se colocando à disposição do futuro mandatário da entidade máxima do futebol. No primeiro turno, Infantino ficou na primeira posição, mas com apenas 88 votos, 3 de vantagem sobre al-Khalifa, enquanto o príncipe jordaniano Ali Bin Al-Hussein recebeu 27 votos e o diplomata francês Jérôme Champagne conseguiu apenas 7. Como nenhum deles alcançou o mínimo de dois terços dos votos válidos (138 de 207), a eleição foi para o segundo turno com os três melhores colocados.

Na segunda sessão da votação, o secretário da UEFA conseguiu 115 votos, 11 a mais do que o necessário para vencer a disputa, se tornando, assim, o novo presidente da FIFA. Salman ficou novamente em segundo, com 88 votos, enquanto Al-Hussein teve apenas 4.

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала