“Três B-52 Stratofortress e mais de 200 militares da Força Aérea foram enviados hoje à base aérea de Moron, na Espanha. Os pesados bombardeiros multifuncionais serão integrados e realizarão exercícios conjuntos do Comando Europeu das Forças Armadas dos EUA e de aliados e parceiros regionais, participando dos exercícios noruegueses Cold Response” – diz o comunicado.
Comentando esta informação, o chefe do Comando Estratégico dos EUA, almirante Cecil Haney, declarou que a presença dos B-52 nos exercícios irá demonstrar a capacidade dos EUA em utilizar seus bombardeiros em operações globais. Ele lembrou que, juntamente com os mísseis balísticos intercontinentais e os submarinos nucleares, a aviação estratégica faz parte da chama tríade nuclear dos EUA, que, por sua vez, é a base do conceito de contenção estratégica daquele país.
Os exercício Cold Response, marcados para serem realizados na Noruega entre 2 e 9 de março, contarão com a participação de 15 mil militares de 13 países da OTAN e da Suécia.