"Nas passadas 24 horas, os oficiais do centro russo, as tropas governamentais e as milícias sírias registraram sete violações ao cessar-fogo", afirmou em conversa com jornalistas o tenente-general Sergei Kuralenko, responsável pelo centro.
Em coletiva de imprensa nesta segunda-feira, o porta-voz da Casa Branca, Josh Earnest, disse que os Estados Unidos estão cientes das alegações de violação da trégua na Síria, destacando que o governo norte-americano já havia antecipado a possibilidade de isso acontecer.
"Nós estamos obviamente monitorando as informações desde que o cessar-fogo entrou em vigor, na tarde de sexta-feira, no horário de Washington. Desde então, nós estamos cientes de que houve alguns relatos de violações, de que algumas preocupações surgiram, o que é consistente com as nossas expectativas em relação a esse processo, pois nós antecipamos que haveria alegações de violações e que encontraríamos buracos na estrada para a implementação bem sucedida (do acordo)".
Segundo Earnest, ainda é muito cedo para dizer que grupos poderiam estar por trás dessas alegadas violações da trégua, mas as devidas investigações já estão em andamento.