Sabe aquela música de Tom Zé, "você inventa o luxo e eu invento o lixo"?
Pois há um iraniano que resolveu fazer algo parecido, construindo um hotel feito completamente de lixo. O prédio será situado na ilha de Ormuz (esta ilha dá nome ao estreito de Ormuz, que serve de entrada para o golfo Pérsico) e será construído com a ajuda dos habitantes locais.
#سفر_دوم_به_قشم #هرمز
— Sepehr MohammadBeygi (@ThePsychoDreams) 10 февраля 2016 г.
غروب آفتاب هرمز استثنایی.#wanderlust #neverstopexploring #hormoz https://t.co/crykTUoGsy pic.twitter.com/uNE7i79O8s
Em entrevista à agência de notícias iraniana Mehr, Amin Davaei, diretor executivo de um complexo turístico na ilha, disse que a construção de complexos residenciais de lixo faz parte de um programa de reforma da infraestrutura.
"Primeiro, nós tencionamos recolher todo o lixo na ilha e começar a construir prédios residenciais lá", disse Davaei, precisando que, "para falar a verdade, nós queremos construir um hotel com todo esse lixo".
O início dos trabalhos está previsto para março.
A próxima etapa, depois do recolhimento do lixo, será a construção de residências. Os gerentes do projeto afirmam ter já todas as autorizações necessárias.
یه گوشهای از منظره ای که امروز دیدم رو نشونتون میدماا. فقط یه گوشه #جزیره_هرمز pic.twitter.com/PjOhZ2mgCO
— iRza (@Rezaaam_) 24 февраля 2016 г.
De acordo com Davaei, trata-se, essencialmente, de uma iniciativa de "amor ao meio ambiente". "Por outro lado, nós acreditamos que desta maneira, poderemos atrair turistas à ilha. No futuro, queremos organizar viagens à ilha de Ormuz", conta o executivo do projeto.
Vale referir que depois da revogação parcial das sanções (impostas por vários países na década de 2000 por medo ao programa nuclear desse país), o Irã tem declarado esperar grandes sucessos na sua economia, inclusive na área do turismo internacional.
Há um outro país do Oriente Médio, Líbano (situado na beira do mar Mediterrâneo), vive atualmente uma crise de limpeza pública.
Recentemente, os moradores de uma cidade podem ver uma rua toda feita de lixo.