"O módulo da Soyus aterrou a 147 quilômetros da cidade de Zhezkazgan, região de Qarağandı, na República do Cazaquistão", disse o representante do Centro de Controle de Missão russo à RIA Novosti.
Cerca de 200 militares, bem como 12 helicópteros Mi-8 com equipamento especial, quatro aviões de transporte An-12 e An-26 e 18 veículos todo-o-estiveram envolvidos na operação de busca e recuperação da nave espacial.
#Thanks for following our #YearInSpace The journey isn't over. Follow me as I rediscover #Earth! See you down below! pic.twitter.com/7byNy6fMG4
— Scott Kelly (@StationCDRKelly) 1 марта 2016 г.
Durante a missão, a tripulação realizou uma série de experimentos científicos importantes.
Scott Kelly publicou as fotos da primeira flor que cresceu no espaço.
First ever flower grown in space makes its debut! #SpaceFlower #zinnia #YearInSpace pic.twitter.com/2uGYvwtLKr
— Scott Kelly (@StationCDRKelly) 16 января 2016 г.
Yes, there are other life forms in space! #SpaceFlower #YearInSpace pic.twitter.com/BJFWvQXmBB
— Scott Kelly (@StationCDRKelly) 16 января 2016 г.
Além disso, os cientistas europeus enviaram para a Estação Espacial pequenos cogumelos que habitualmente crescem nas rochas da Antártida. O Cryomyces antarcticus e o Cryomyces minteri foram plantados a bordo da estação em condições próximas às de Marte. Passados 18 meses, mais de 60 por cento das células dos cogumelos permaneceram intactas, ou seja, com o ADN a funcionar.
Os cosmonautas russos Yury Malenchenko e Sergei Volkov realizaram uma caminhada espacial na EEI realizando um experimento para reparar a nave espacial. Eles tiraram fotos hipnotizantes desse passeio, entre as quais, provavelmente a melhor selfie tirada em todo o tempo.
Scott Kelly espantou o mundo jogando pingue-pongue nas condições de microgravidade com duas pás hidrofóbicas e uma esfera de água.
Usando uma câmera de resolução 4K, a equipe fez um vídeo impressionante de um comprimido efervescente se dissolvendo em uma bola de água.
Scott Kelly tirou uma série de fotos da Terra de uma altitude de cerca de 400 quilómetros, que mostram a beleza e a fragilidade do mundo.
#EarthArt Out of #Africa. Via Scott Kelly. #ISS pic.twitter.com/yxSRJQKLi0
— ISS onLive (@ISSonLive) 12 января 2016 г.
#EarthArt Snow-capped mountains in a blue dusk almost make me feel the cold air.Almost.Via Scott Kelly #YearInSpace pic.twitter.com/lIvOC8hMWT
— ISS onLive (@ISSonLive) 7 февраля 2016 г.
#EarthArt Desert dunes. #YearInSpace pic.twitter.com/eRMu9BUKif
— Scott Kelly (@StationCDRKelly) 26 февраля 2016 г.
Scott Kelly fez uma brincadeira com o seu colega britânico Tim Peake, o perseguindo em uma roupa de gorila.
Needed a little humor to lighten up a #YearInSpace. Go big, or go home. I think I'll do both. #SpaceApehttps://t.co/Ift8VdDR4C
— Scott Kelly (@StationCDRKelly) 23 февраля 2016 г.
Os membros da tripulação devem ser substituídos por Aleksey Ovchinin e Oleg Skripochka da Rússia, bem como Jeffrey Williams dos EUA, que deverão decolar a bordo da Soyuz TMA-20M em 19 de março.