Rússia e Bolívia assinaram acordo para criação de Centro de Pesquisa Nuclear

© Sputnik / Pavel Lisitsyn / Acessar o banco de imagensAutoridades da Jordânia destacaram confiabilidade e eficiência dos produtos da Rosatom (Росатом, em russo)
Autoridades da Jordânia destacaram confiabilidade e eficiência dos produtos da Rosatom (Росатом, em russo) - Sputnik Brasil
Nos siga no
A Rússia e a Bolívia assinaram neste domingo (6) um acordo de cooperação intergovernamental sobre o uso pacífico de energia nuclear e de cooperação na construção de um centro de pesquisa e tecnologia nuclear.

Parte do aparelho usado para elaborar a bateria nuclear - Sputnik Brasil
Cientistas russos acham novo método de criação de ‘bateria nuclear’
"Somos gratos à República da Bolívia, o presidente Evo Morales, por ter escolhido a nós e as tecnologias russas para a construção de um primeiro centro deste tipo na Bolívia", afirmou o chefe do programa nuclear russo, Sergei Kirienko, durante a cerimónia de assinatura.

Acompanhado por Morales e o Ministro dos Hidrocarbonetos e Energia, Luis Alberto Sanchez, Kirienko prometeu estabelecer “o melhor e mais avançado centro de pesquisa nuclear na América Latina e no mundo na cidade de El Alto.

Morales destinou 300 milhões de dólares para que o projeto no país sul-americano prossiga a investigação nuclear nos campos da medicina, agricultura e geologia, entre outros. 

Rússia e Bolívia assinaram um acordo de cooperação nuclear pacífica em 2015. A agência nuclear estatal russa Rosatom e Ministério de Hidrocarbonetos e Energia da Bolívia assinaram um memorando de entendimento sobre cooperação para usos pacíficos da energia nuclear em novembro.


Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала